RELATÓRIO DO FILME GERMINAL
Com a ascensão do movimento capitalista, criaram-se indústrias, houve a formação de mercados, bancos, comércio, e também foi criada uma nova classe social, os operários, os quais eram os trabalhadores da indústria capitalista.
As relações entre capitalistas e trabalhadores surgiu na Inglaterra com dois movimentos, os ludistas, era um movimento contra a mecanização do trabalho que foi a conseqüência da revolução industrial, os cartistas era um movimento social inglês, que lutava para que houvesse a inclusão política da classe operária. Os dois movimentos tinham um objetivo em comum, o qual era encontrar soluções para as dificuldades que os trabalhadores encontravam, e reivindicavam questões como o desemprego, muitos trabalhadores foram substituídos por máquinas, eles pediam o retorno ao emprego dos desempregados. Também lutavam pela tentativa de melhorias no trabalho, algo que é muito evidente na situação do filme, as condições eram péssimas, com o salário que recebiam mal conseguiam se alimentar.
O capitalismo foi agregando novas feições, a sociedade passou por diversas transformações, e assim os operários necessitavam novas formas de defender suas causas, foi então que surgiu o movimento socialista que partiu da organização dos trabalhadores. Como os principais movimentos socialistas houve o surgimento do anarquismo e comunismo.
A ideia anarquista era que os operários só iriam melhorar sua condição de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas. Já para os comunistas a situação de exploração capitalista só acabaria quando os operários controlassem o estado. Tanto o anarquismo como o comunismo pautavam metas em transformações sociais profundas, não somente mudanças nas relações entre patrões e trabalhadores.
No personagem Etienne encontramos pontos de vista marxistas, os quais eram necessidade de união do operariado e sobre a importância da consciência de classe e da organização dos trabalhadores contra as atitudes