Relatório do filme "carandiru"
Como é a administração dentro do Carandiru
Resposta:
O filme o “Carandiru”, produzido e dirigido por Hector Babenco, é uma história que demonstra a vida de vários bandidos, sendo eles presos por morte, seqüestro, estupro, assassinato, latrocínio, entre outros.
A vida que a prisão lhes oferece é de péssima infra-estrutura, péssima qualidade de vida, falta de prevenção dos presos em relação às doenças transmitidas pelo HIV (exemplo a AIDS), falta de regras administrativas tanto internamente quanto externamente na prisão.
Os carcereiros apenas cuidam da segurança externa, das visitas e da comida para que ninguém saia, mais a segurança interna é comandada pelos bandidos, ou seja, quem manda na prisão são meramente os prisioneiros.
O chefe entre os bandidos se chama Sr.Moacir, no qual tudo tem que ser autorizado por ele. Se alguém tem alguma richa, ou está devendo alguma coisa ao outro bandido, este indivíduo ou acerta com o chefe ou é culpado pela morte de alguém o levando a si penalizar sozinho aumentando a própria pena pela dívida não paga, ou então é morto pelo credor. No entanto Moacir determina as ações praticadas pelos presos, aplicando uma sanção imposta por eles, ou seja, sanção ilegal e/ou espontânea.
Pode-se perceber que a prisão possui divisões entre os presos, pelo fato de seus crimes, ou seja, um prisioneiro que foi acusado de estupro fica na cela escura com vários outros estupradores. Os que assassinam ou matam são presos juntamente em celas iguais, onde não possui um vigia policial, sendo este vigia caracterizado como o chefe Moacir.
Os detentos acusados de estuprar são os que facilmente morrem porque não são aceitos no presídio pelo o que fazem com as crianças, e por isso são isolados em celas fechadas, escuras e com vigilância de um carcereiro.
Mais quando um detento de assassinato tem uma richa com estuprador, o assassino compra o carcereiro que vigia a determinada cela, através de propina, entra e faz o que precisar para matar um