Relatório do filme "battle in seattle"
Nas próximas horas, um número considerável de manifestantes afluiu para a área a partir de diferentes direções. Uma marcha organizada por entidades estudantis autogeridas veio da parte norte da cidade, enquanto uma marcha de cidadãos dos países em desenvolvimento chegou ao centro vindo do sul. Alguns manifestantes participavam em comícios no meio das ruas, outros bloquearam as esquinas e os principais cruzamentos atados uns aos outros por correntes presas nos braços.
Os ambientalistas optaram por realizar passeios multicoloridos, vestidos de tartaruga-marinha e borboletas como meio de chamar a atenção para a questão ambiental. O controlo das esquinas levado a cabo por uma multidão de manifestantes impediu os delegados de chegarem ao Centro de Convenções. Para acabar com o bloqueio os polícias formaram um cordão em torno do centro de convenções isolando-o do resto da cidade. A polícia fora da área empenhou-se em acabar com os bloqueios dos manifestantes da parte sul. Quando os anarquistas, com máscaras negras, começaram a destruir vitrinas, vandalizando as fachadas das lojas, desencadearam uma reação em cadeia em vários sentidos, com manifestantes unindo-se a eles e arrastando latas de lixo para o meio das esquinas ateando fogo sobre elas, com carros de polícia virados.
Outros manifestantes tentaram impedir as atividades dos anarquistas. Alguns deles até mesmo ameaçando-os fisicamente. Por sua vez a polícia de Seattle, não reagiu imediatamente, já que tinha sido convencida por alguns organizadores de manifestações durante o processo de permissão que os organizadores