Relatório do Estágio Supervisionado II - Curso Letras
Ratings: (0)|Views: 62.575 |Likes: 466
Publicado porGiovanna
Relatório do Estágio Supervisionado II do Curso de Letras, realizado na EEM. Pe. Paolino Maria Baldassari em Santa Rosa do Purus - AC
See more
17 alunos portarem-se apenas como ouvintes, enquanto que os ParâmetrosCurriculares Nacionais, afirmam que trabalhar com leitura, formar leitor competente:
Uma resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. Fora da escola, não se lê só para aprender a ler, não se lê de uma única forma, não se decodifica palavra por palavra, não se responde a perguntas de verificação do entendimento preenchendo fichas exaustivas, não se faz desenho sobreo que mais gostou e raramente se lê em voz alta. Isso não significa que na escola não se possa eventualmente responder a perguntas sobre a leitura, de vez em quando desenhar o que o texto lido sugere, ou ler em voz altaquando necessário. No entanto, uma prática constante de leitura nãosignifica a repetição infindável dessas atividades escolares. (Brasil, 1998, p.69 -70).
Para concluir, chamo a atenção para a necessidade de se utilizar uma diversidade de textos em sala de aula e, sobretudo, com os textos que circulam no contexto social dos alunos. Considerando que a leitura deve ser mediada, acredito que não há outra maneira de mediá-la, senão com a própria leitura.3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio foi um período em que buscamos vincular aspectos teóricos com aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado. E, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº 9394/96).Realmente não foi fácil esse estágio, encontramos diversasdificuldades, começando pela falta da professora regente na cidade, nos