Relatório do controle microbiológico do leite e produtos lácteos
As principais fontes de contaminação do leite e derivados são os utensílios e equipamentos utilizados no manuseio do leite nas fazendas e a higiene inadequada na ordenha. A manutenção do leite refrigerado por tempo prolongado, nas fazendas e usinas de beneficiamento facilita a proliferação de bactérias.
O controle microbiológico do leite e produtos lácteos torna-se importante para a saúde do consumidor. A multiplicação de bactérias torna este alimento impróprio para o consumo humano, pois provoca alterações químicas das gorduras, açúcares e proteínas modificando as suas características normais. Esta contaminação com alguns tipos de microrganismos e/ou suas toxinas constitui uma das causas mais frequentes de problemas sanitários e perdas econômicas. (SALVADOR, F. C)
Falhas tanto no controle de qualidade da matéria prima para a produção queijeira quanto na estocagem podem resultar em um produto de má qualidade provocada pela presença de microrganismos podem resultar em alterações físico-quimicas e sensoriais no queijo, além de causar infecções e intoxicações nos consumidores. (PINTO, T. S.)
2 OBJETIVOS
Quantificar a quantidade de microrganismos que cresceram na placa em solução de queijo a 10¯¹ em torno de 72h após a inoculação na placa de Petri.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
3.1.1 Vidrarias
3.1.1.1 Tubos de Durhan
3.1.1.2 Erlemeyer
3.1.1.3 Pipetas de 1 ml
3.1.2 Equipamentos
3.1.2.1 Estufa 3.1.2.2 Bico de