Relatório diodo zener
21/05/2012 1. Resumo
Com o intuito de comprovar a teoria sobre diodos vista em sala realizou-se essa prática. Ela foi dividida em seis propostas, sendo primeira e segunda relacionadas ao funcionamento do diodo N4148. A terceira e quarta propostas relacionam-se ao funcionamento do diodo N4007. A quinta proposta examina o funcionamento de um Led vermelho. A sexta proposta examina o funcionamento de um diodo Zener.
2. Instrumentos e Materiais
* 1 resistor de 100 ohms; * 1 Diodo N4148; * 1 Diodo N4007; * 1 Diodo Zener;
3. Modelo
O diodo ideal é um dispositivo de dois terminais, tendo o símbolo e a curva característica mostrados na Figura 1 e 2, respectivamente [1].
Figura 1 – Símbolo do diodo ideal[1].
Figura 2 – Curva característica do diodo ideal[1].
Idealmente, um diodo irá conduzir corrente no sentido definido pela seta no símbolo, e age como um circuito aberto para qualquer tentativa de estabelecer corrente no sentido oposto[1].
O diodo Zener
Quando um diodo é fortemente dopado, a camada de depleção é muito estreita. Por isso, o campo elétrico na camada de depleção é muito intenso. Quando a intensidade do campo atingir aproximadamente 300.000 V/cm, o campo elétrico será forte o suficiente para arrancar os elétrons de suas órbitas de valência. A geração de elétrons livres desse modo é chamada efeito Zener. O efeito Zener produz rupturas com tensões abaixo de 4V.
Os diodos de pequeno sinal e retificadores nunca operam intencionalmente na região de ruptura porque isso danifica-os. Um diodo Zener é diferente. Ele é um diodo de silício que o fabricante otimizou para operar na região de ruptura. Algumas vezes chamado diodo de ruptura, o diodo Zener é o elemento principal dos reguladores de tensão, circuitos que mantêm a tensão na carga quase constante,