Relatório - determinação da massa molar do magnésio
2. INTRODUÇÃO
A massa em gramas de um mol de átomos que qualquer elemento (6,02214199 x 10 ²³ átomos do elemento) é a massa molar desse elemento. A massa molar pode ser obtida pela equação:
Número de mols =Massa (g)Massa Molar (mol)
Calculando a Massa Molar a partir de dados de P, V e T.
Quando um novo composto é isolado no laboratório, uma das primeiras coisas a serem feitas é determinar sua massa molar. Se o composto for um gás, para determinar sua massa molar basta medir a pressão e o volume exercido por determinada massa do gás em determinado volume e certa temperatura.
Pressão: É definida como a força por unidade de área, isto é, a força total sobre a superfície dividida pela área desta superfície. A unidade no SI é o Pascal.
Temperatura: A temperatura de um gás ideal está relacionada com a energia médias das partículas deste gás. A unidade no SI é a escala de temperatura em Kelvin.
Volume: O volume de um gás ocupa todo o recipiente que o contém. Sua unidade no SI é o metro cúbico (m³).
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 3.1. RESULTADOS
Um pequeno pedaço de fita de magnésio, pesando 0,0335g foi lixada, a fim de retirar a maior quantidade possível de óxido de magnésio que havia se formado sobre sua superfície e, logo após, a fita já lixada foi mergulhada em uma pequena quantidade de ácido clorídrico 0,01-0,1 mol/L, para que o magnésio estivesse o mais limpo e puro possível. Depois desse processo, a fita foi novamente pesada, constatando-se assim que sua nova massa era de 0,0250g.
O magnésio foi colocado no fundo de um béquer de 1000 ml, e o funil de colo curto e a proveta, já cheia de água e sem nenhuma bolha de ar, foram montados de acordo com o esquema abaixo.
Imagem 01: Esquema de montagem do experimento
Foi adicionado 10 ml de HCl concentrado (37% - 12,0 mol/L) à água