Relatório determinação da acidez no vinagre
1. Resumo 4
2. Introdução 4
3. Objetivo 4
4. Materiais e Métodos 4
5. Resultados e Análise dos Resultados 5
6. Considerações Finais 5
7. Bibliografia 6
1. Resumo Neste experimento, determinou-se a acidez, ou seja, o teor de ácido acético presente no vinagre. Encontrou-se, com esse experimento, um teor de 4,2 % de ácido acético na amostra de vinagre, o que aponta uma pequena margem de erro, já que o teor de ácido acético dado no rótulo do vinagre era de 4 %.
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Microderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio com normalidade próxima de 0,1 N e molaridade próxima de 0,1 M, conhecida com três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de ser ver o fim da reação. (OLIVEIRA, 2003)
A análise volumétrica refere-se a todo procedimento em que se mede o volume de um reagente usado para reagir com um analito (HARRIS, 2005). A adição gradativa de uma solução de um reagente à solução de outro, até que a solução esteja completa, é chamada de titulação. As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. (RUSSEL, 2006). Quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o analíto, ocorre o ponto de equivalência, ou ponto de viragem. Ao ocorrer uma mudança súbita de uma propriedade física da solução, dizemos que esse é o ponto