relatório detergente
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
2° MÓDULO
RELATÓRIO
PRODUÇÃO DE DETERENTE
PROF. DAGOBERTO
LUIS VINICIUS CATTANI
OBJETIVO:
Produzir detergente industrial em laboratório usando procedimentos manuais.
REFERENCIAL TEÓRICO
Os detergentes industriais, embora possam ser produzidos de diversas formas diferentes, possuem uma característica básica. São formados por moléculas anfipáticas, ou seja, essas moléculas possuem uma cadeia apolar e uma cabeça polar. Isso faz com que o detergente interaja tanto com a gordura (parte apolar) quanto com a água (parte polar). Isso faz deles substâncias tensoativas ou surfactantes. Assim é possível fazer com que a gordura da sujeira seja removida da superfície onde está depositada. A espuma produzida, mantém a sujeira em suspensão e evita que ela volte para a superfície.
MATERIAIS/REAGENTES: Becker de 1 litro 4 Beckeres de 50 mL 1 Bastão de vidro 1 Cadinho e Pestilo 1 Manta de aquecimento 1 Funil de separação 1 Balão de destilação 1 PHMETRO Ácido Sulfônico (50g) Solução de NaOH 1 mol/L (5mL)
Lauril Éter Sulfato Sódico (10g)
Metil Cloro (conservante) (0,5mL)
EDTA Tetrassódico (1g)
Amida 60 (20g)
Folhas de limão.
Água Purificada (920mL)
Corante (q.s)
Cloreto de Sódio sem Iodo (q.s)
PROCEDIMENTO:
DETERGENTE:
Adicionar NaOH 1 mol/L 2mL a 920 mL de água destilada; Adicionar ácido sulfônico a mistura anterior aos poucos lentamente para não espumar; Adicionar o restante da soda cáustica mexendo até atingir PH 7 a 8. (Pode ser necessária a adição de mais soda). Adicionar Amida 60 na mistura sob agitação lenta Adicionar separadamente na mistura o conservante, o Lauril Éter Sulfato de Sódio, o EDTA e a essência e mexer bem após cada adição.
Adicionar o NaCl para o detergente engrossar e ficar viscoso.
ESSÊNCIA:
Com o cadinho e o pestilo amasse as folhas de limão até criar uma pasta, após isso misture com água destilada no balão de destilação e aguarde o aquecimento e destilação pelo funil de