Relatório descritivo do filme o clube do imperador
O filme se passa em um tradicional colégio interno, o St. Benedict's, no qual estudam os mais prósperos e influentes jovens da sociedade americana. O lema da Instituição é “o fim depende do início”. Para ser mais preciso, ela tem como objetivo formar homens de caráter tendo por base a transmissão do saber e do conhecimento dando como exemplo grandes nomes do passado que muito contribuíram para uma verdadeira democracia. A Escola segue a filosofia de que “a sabedoria lá adquirida ajudará a outros como a si próprio”. Estes fatos refletem o que foi tratado em sala de aula com o nosso professor sobre linguagem, conhecimento e cultura, tendo sido apresentado o conceito de cultura proposto por Alfred Bosi, para o qual esta “é o conjunto das práticas, das técnicas, dos símbolos e dos valores que se devem transmitir às novas gerações para garantir a reprodução de um estado de coexistência social”.
No St. Benedict's destaca-se a figura do professor William Hundert por seu comprometimento com a formação dos jovens e pelo seu caráter. Acreditando que “o caráter de um homem é seu destino”, busca moldar a personalidade dos alunos para que sejam pessoas sábias e integras. O Professor proporciona a seus alunos aulas teóricas e práticas num ambiente alegre e emocionante onde predomina o conhecimento como a base de todo o saber que, como percebe-se não está presente apenas nos livros, mas também no Professor.
Com a chegada de Sedgewick Bell, filho de um importante Senador e um dos maiores mantenedores do colégio, o professor si vê confrontado pela arrogância e prepotência deste novo aluno com brincadeiras nada agradáveis. Mesmo assim, o Sr. Hundert, procura educá-lo conforme as normas do colégio, mas chega a desviar-se de seu caráter reto ao forjar a classificação de Sedgewick para as finais do concurso “Sr. Julio Cesar”. Este concurso se apresenta como uma forma didática de estimular os alunos a aprender a cultura