Relatório Desaguamento Na Mineração
Desaguamento
Componente:
Felipe Fernandes de Souza Moreira
Igarapé - 2014
Instituto Educacional Maria Cecília de Melo Barcelos Faculdade Asa de Brumadinho
Relatório Referente a Todo Conteúdo da Matéria Desaguamento
Pesquisa realizada à disciplina de Desaguamento do Instituto Educacional Maria Cecília de Melo Barcelos.
Orientador (Prof°): Julio Cezar
Igarapé - 2014
Introdução
A maioria dos processos de concentração envolve o uso de quantidades substanciais de água. Entretanto, concentrado final deverá, no final do processo, ser separado da água. O desaguamento, ou separação sólido-liquído, deve produzir concentrados relativamente secos e prontos para transporte.
Em geral, o teor de umidade está entre 1 % e 10 %.
Desaguamento parcial também é realizado durante vários estágios do tratamento de um minério e visa preparar o material para estágios subseqüentes do tratamento ou para desaguamento de rejeitos e reaproveitamento de água.
Espessamento
Espessamento é a operação de separar, mediante o mecanismo de decantação, parte da água de uma suspensão, de modo a se obter por um lado uma polpa de maior concentração de sólidos e por outro, um fluxo de água (“mais”) pura.
O termo espessamento pressupõe que a sedimentação ocorra apenas por gravidade.
O processo é relativamente barato e de alta capacidade; há pouco cisalhamento e isto proporciona condições favoráveis à agregação de partículas finas.
A velocidade de sedimentação dos sólidos em um meio fluido é governada pela lei de Stokes ou pela de Newton, em função do tamanho das partículas e do regime hidrodinâmico adquirido no sistema. É possível inferir que sólidos muito pequenos, com tamanhos da ordem de micra, decantam lentamente sob ação da gravidade e nestes casos pode ser necessário o uso de sedimentação centrífuga.
Alternativamente, partículas finas