Relatório de N, K e Cal
Dosagem de K, Na e Cálcio.
INTRODUÇÃO
Dosagem de Potássio Sérico (K+):
Este exame é realizado para avaliar os níveis de potássio no sangue.
O potássio (K+) é o principal íon positivo intracelular, particularmente importante para manter a carga elétrica na membrana celular, o que é necessário para a comunicação neuromuscular e para o transporte de nutrientes para dentro das células e para a retirada de resíduos das células. A concentração de potássio dentro das células é cerca de 30 vezes maior que a concentração no sangue e em outros líquidos extracelulares.
Os níveis de potássio são controlados principalmente pelo hormônio esteróide Aldosterona, o qual aumenta a excreção de potássio. A Aldosterona é secretada pela glândula adrenal na presença dos níveis aumentados de potássio. A acidose metabólica (por exemplo, causada por diabetes não controlado) ou alcalose podem afetar o potássio no sangue, uma vez que este íon se desloca para dentro ou para fora das células em intercâmbio com os íons de hidrogênio. Por exemplo, na acidose, alguns dos íons de hidrogênio em excesso irão se deslocar para dentro das células, enquanto os íons de potássio são liberados pelas células.
Pequenas alterações na concentração de potássio fora das células podem ter efeitos substanciais na atividade dos nervos e dos músculos. Isso é particularmente evidente no músculo cardíaco. Níveis baixos de potássio causam o aumento da atividade (que podem levar a uma arritmia), enquanto níveis altos causam diminuição da atividade. Ambos os casos podem levar a uma parada cardíaca em algumas circunstâncias. Em pessoas normais, a ingestão de suplementos de potássio ou de medicamentos que contenham potássio não tem consequências, uma vez que os rins eliminam o excesso de potássio de forma eficiente.
Valores normais:
A escala normal é entre 3,5 e 5,0