Relatório de Vistoria Arqueológica - Fazenda Tamanduá - Montes Claros, MG.
A Fazenda Tamanduá, localizada nos limites dos municípios de Itacambira, Francisco Sá, Grão Mogol e Juramento, é um empreendimento de silvicultura. Entre os dias 19 e 23 de maio foi realizada uma vistoria não interventiva na área da propriedade na intenção de verificar o potencial arqueológico da mesma.
Os trabalhos concentraram-se primeiramente em levantar todos os dados regionais para elaboração de um histórico regional da área e em um segundo momento a realização da vistoria não interventiva cobrindo toda a fazenda priorizando as áreas que apresentavam geografia e recursos naturais favoráveis a ocupação humana.
A Fazenda Tamanduá possui uma área de 36.054,10 ha, localizada entre os limites municipais de Itacambira, Francisco Sá, Grão Mogol e Juramento como citado anteriormente. Situada entre as bacias hidrográficas do Jequitinhonha e do Verde Grande, na porção Norte do estado, a Fazenda Tamanduá está inserida em uma região onde se observa a transição da vegetação de cerrado para a caatinga, com uma grande variedade faunística e florística, sendo muito rica em recursos naturais propícios às ocupações pré-históricas.
Historicamente a região foi área de intensa exploração mineral, especificamente o garimpo de pedras preciosas e ouro desde a metade do século XVII, quando as bandeiras paulistas iniciam o povoamento da área. O maior município da região é a cidade de Montes Claros, distante 70 quilômetros da propriedade. Nas figuras 4.1 e 4.2 se observa a localização do empreendimento em relação à Montes Claros e Belo Horizonte.
Figura 4.1 – Distância Belo Horizonte – Montes Claros.
Figura 4.2 – Localização da Fazenda Tamanduá em relação à Montes Claros.
5 JUSTIFICATIVAS
A legislação brasileira é clara no que concerne à proteção do patrimônio cultural. O conhecimento e registro para salvaguarda do patrimônio arqueológico é de extremo interesse e valor para a União, sendo este patrimônio protegido por leis e