Relatório de visita à obra
O presente relatório tem por objetivo informar passo a passo como realizar um dos elementos mais importantes na construção de uma residência: a fundação. A fundação ou alicerce é a parte da construção que suporta o peso e mantém fixo e nivelado a obra no terreno, se não estiver de acordo com as cargas que deve suportar, trará graves problemas para o resto da estrutura (paredes, tetos, etc.).
Na fase de marcação da casa, tomando por base o projeto, constrói-se um gabarito, em madeira, que vai definir o espaço a ser ocupado pela residência em si. Ele definirá uma área em torno da casa, que vai orientar os trabalhadores com relação ao local onde será preparada a fundação. Após a colocação do gabarito, colocam-se as linhas que definirão a posição exata das paredes externas e internas da residência, não se esquecer de conferir o esquadro e o nível, para garantir que a construção das paredes fique na posição correta e devidamente nivelada e no esquadro.
Inicie a abertura das valetas (veja as medidas no projeto). A fundação de uma casa pode ser feita de diversas formas: manual, mecânica, utilizando estacas, etc. A necessidade será definida pela sondagem e pelo projeto estrutural. A valeta deve ter no mínimo 50 cm de largura, para poder tirar o excesso de argamassa em volta dos tijolos. Qualquer tipo de fundação deve ficar nivelado, caso necessário, faça uma camada de concreto para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta, corrigindo assim as imperfeições do solo.
Após o nivelamento da fundação inicia-se a construção da sapata corrida ou alicerce, que deve ser erguido com tijolo maciço, tomando o cuidado para não deixar linhas de argamassas verticais. Devem-se erguer primeiramente os cantos, assentando os tijolos em amarração, pelo sistema de “escadinhas”, sem esquecer-se de verificar o prumo e o nível de cada fiada.
Com as sapatas prontas, passamos para as vigas, estruturas que utilizam como base as sapatas e servirão de base