Relatório de visita a museus
Museu Afro Brasil
Museu do Percurso Negro
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Museu Magüta
O Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo, foi inaugurado em 2004. Ele conta com várias atividade, como : palestras, oficinas, exposições, visitas temáticas etc. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, de terça a domingo.
O museu sugere um roteiro com duas etapas. Na primeira, o tema é Arte, adorno e design e tecnologia no tempo da escravidão, onde são expostas peças que remontam ao tempo da escravidão como a bateia, a moenda, cestarias, joias e badulaques, ferramentas em geral, que os africanos escravizados desenvolveram no Brasil, pois trouxeram seus saberes e costumes quando aqui chegaram.
Uma informação muito importante que eu desconhecia, foi sobre o processo de mineração do ouro, uma técnica que poucos conheciam e que os africanos escravizados da região denominada Costa do Ouro, como os Acãs, trouxeram para o Brasil.
Na segunda etapa, intitulada: As mãos afrobrasileiras nas Artes Visuais, onde são expostas obras de arte de artistas afrodescendentes como : Mestre Valentim, Mestre Ataíde, Estevão Roberto da Silva, Emmanuel Zamor, os irmãos Thimóteo da Costa, Benedito José Tobias, Inocêncio Alves dos Santos, Heitor dos Prazeres, Gerard Quenum, Mestre Didi. Sem dúvida alguma são artistas desconhecidos do grande público e pouco divulgados no meio das artes e na educação. A maioria das obras, à partir do período Neoclássico, nos remete ao cotidiano dos negros.
É de extrema importância o resgate histórico e cultural do negro do Brasil, que se divulgue o conjunto de obras de arte de autoria de afrodescendentes, para uma reelaboração da autoestima desse grupo e para a construção de sua identidade sobre moldes diferentes dos impostos por uma sociedade que o escravizou.
O Museu de Percurso Negro, em Porto Alegre, na verdade é um projeto que leva a arte negra ás ruas das da capital gaúcha. Tem