Relatório de visita a ctr petrolina-pe
A turma da disciplina MEIO AMBIENTE da UNIVASF- Universidade do Vale do São Francisco, do campus de Juazeiro-BA, através da professora Viviane do colegiado de********** realizou em 14 de abril de 2012, ás 09h, visita técnica na CTR- Central de Tratamento de Resíduos, de Petrolina-PE, em prática ao conteúdo programático.
O objetivo da visita foi constatar “in loco” as medidas implantadas pela CTRP – Central de Tratamento de Resíduos Petrolina S/A que desde 2006 ganhou concessão, por 20 anos, para recuperação de 22 hectares do antigo lixão de Petrolina, localizado no perímetro urbano e que também foi conhecido por “Raso da Catarina”.
O local era marcado pela degradação ocasionada pela retirada de areia, usada na construção civil, pelo desmatamento e por fim pelo depósito de lixo, este chamado tecnicamente de resíduos sólidos urbanos (RSU), formado por elementos heterogêneos que quando não tratados depreciam o meio ambiente. A área hoje, após ter passado por um processo de apiloamento, cobertura e tratamentos dos efluentes, encontra-se com funcionamento adequado e ainda recebe resíduos enquanto outra área ,fora do perímetro urbano está sendo preparada.
O papel da CTR-Petrolina é tratar adequadamente todos os tipos de resíduos sólidos gerado pelo município e devolver o Raso da Catarina, totalmente recurado, como área de laser para a população. Para isso lança mão dos seguintes processos: Monitoramento periódico de estação de tratamento de efluentes, tratamento adequado de lâmpadas fluorescentes através de equipamento que separa o vapor de mercúrio dos demais componentes, compostagem de alguns resíduos orgânicos e beneficiamento de entulhos da construção civil.
SETORES VISITADOS: Primeiramente a turma foi apresentada na portaria, seguindo um protocolo de segurança, onde já era esperada pela funcionária Romália que conduziu toda a visita. Sala de educação ambiental- utilizada para palestras cursos, etc e foi lá que a funcionária Romália fez uma