Relatório de visita técnica
Introdução:
Visitamos a indústria Produquímica que produz e comercializa soda cáustica líquida, soda cáustica em escamas, cloro liquefeito, hidrogênio, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio. A visita a Produquímica teve como objetivo verificar o sistema combate e prevenção a incêndio ali presente, para que pudéssemos compará-lo com as normas – NR 23, NBR e COSIPE.
1. Locais visitados
Tivemos acesso a alguns lugares externos que compreendia os depósitos de sal, soda, caldeira, a rua do hidrogênio, a entrada na indústria, tivemos o acesso interno na parte da administração, refeitório e outros; sala de reunião, onde tivemos uma apresentação sobre a indústria e a sala que a antecede e ao sistema de bomba, reserva natural e gerador.
1.1 – Hidrantes
As ruas de acesso aos depósitos, galpões, possuem sistemas de hidrantes, que por sua vez, foram dimensionados para atender as necessidades que por ventura seria encontrada caso houvesse um sinistro. Foi visto nesses locais hidrantes de coluna de saída dupla, totalizando 13, 2 simples e 1 de fachada; cada ponto de hidrante duplo possui oito mangueiras e dois esguichos com duas chaves storz . Os hidrantes são pintados de cor vermelha e logo foi visto os abrigos em fibra e resina, de mesma cor com seus respectivos pertences, como: mangueiras, válvulas, esguichos e outros acessórios. A tubulação, bem como as bombas possuem coloração correta: vermelha, tudo proposto conforme os itens da NBR 13714 e possui inspeção mensal. Alguns hidrantes possuem um lacre com um dispositivo que quando o lacre é violado, ele dispara e possui também alarme caso um hidrante seja aberto, sabendo-se qual hidrante foi ligado – NBR 13714 – 4.5 – 4.5.1
1.2 – Casa de bombas
A casa de bombas, localizada próximo a reserva natural, é composta por uma bomba centrífuga, de acordo com a definição da NBR 13714 - 3.3.1 quadro elétrico e chave fluxostática. NBR 13714 – 4.5.1 e é feita de acordo o anexo B da NBR 13714 – B-1.4.
1.3 –