relatório de visita técnica obra
DEPARTAMENTO DE
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
PROF. ANTONIO ALVES DA ANUNCIAÇÃO FILHO
RELATÓRIO: Viabilização e licenciamento de obras
Marcelo Barbosa dos santos
Aracaju, 28 de janeiro de 2012
1. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil é uma das que mais crescem no país. Esse crescimento é acompanhado também pela geração de resíduos, assim a indústria da construção civil, além de ser a que mais cresce e emprega, é também a que mais gera resíduos sólidos, e a que mais sofre com acidentes do trabalho (FUNASA, 2004).
Portanto, a adoção de medidas mitigadoras de acidentes e de impactos ambientais por parte das empresas da construção civil é importantíssima, bem como um dever legal, para a melhoria da qualidade de vida uma vez que interfere direta e indiretamente no bem estar da população e do meio que a circunda. E consequentemente também sendo importantes as ações de fiscalização e regulamentação das atividades exercidas em canteiros de obras. Vale ressaltar que é responsabilidade da empresa gerar seus resíduos e atividades de forma a causar o menor dano possível ao meio ambiente e às populações, tanto atuais como futuras (CONAMA, 2002).
Logo o presente trabalho visa avaliar os fatores de riscos laborais e ambientais possivelmente presentes em um canteiro de obra no município de Aracaju, Sergipe.
2. MATERIAL E MÉTODOS
O trabalho foi realizado com o objetivo de ensinar aos alunos, de forma prática, sobre as leis e normas que uma obra deve ter para estar correta com a legislação da construção civil.
Para tanto foi realizada visita técnica supervisionada pelo professor a uma obra, mais especificamente na obra “Vivace Morada Club” da Nassal Construtora, na data 28 de janeiro de 2012, no bairro Santa Maria localizado no município de Aracaju, Sergipe.
Na qual os alunos analisaram os possíveis riscos presentes no canteiro de obras, com registro fotográfico destes,