RELATÓRIO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA ABASTECIMENTO - DIMENSIONAMENTO DE UMA ETA
ACADÊMICOS:
Luis Gabriel Carboni Palhares Manoel Flôres Garcia Junior
Trabalho apresentado na disciplina Saneamento Ambiental, na área de concentração de Hidráulica e Saneamento, do Curso de Engenharia Civil.
Bauru/SP
30 de Abril de 2013
SUMÁRIO
1. Objetivo p. 01 2. Resumo p. 01 3. Elementos do projeto p. 01 3.1. Vazão de projeto p. 01 3.2. Medição de vazão e mistura rápida p. 03 3.3. Floculador hidráulico p. 03 3.4. Decantador p. 05 3.5. Filtros p. 07 3.6. Câmara de contato p. 08 3.7. Croqui da estação de tratamento de água p. 09
1. Objetivo O intuito deste relatório é concretizar o aprendizado em sala de aula à respeito do tratamento de águas para abastecimento realizando um projeto de dimensionamento de uma estação de tratamento de águas (ETA), o que envolve a determinação, quantificação e qualificação de uma série de procedimentos e métodos.
2. Resumo Para realizar o projeto da estação partiu-se de dados e uma lista dos elementos existentes em uma ETA fornecidos pelo professor. Com um material de consulta (slides) e orientação do professor, cada etapa e elemento da estação foi corretamente estabelecido e definido, até chegar ao ponto em que todos os elementos estavam definidos. Isto permitiu realizar o croqui da estação com suas devidas dimensões, que é a última etapa do projeto.
3. Elementos 3.1. Vazão de projeto Para efetuar um projeto de uma ETA, necessita-se da vazão de projeto, que subdividi-se em duas: a inicial e final. A vazão de projeto inicial é aquela que representa a situação com a população atual e seu respectivo consumo. A vazão de projeto final é aquela que representa uma situação futura (horizonte de projeto) de 20 (vinte) anos, ou seja, representa uma determinada população e consumo que existirá daqui