Relatório de Topografia
NOME DO ALUNO
RA e TURMA
CIDADE/ESTADO
ANO
Sumário
TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA CIVIL 1 OBJETIVO 1 TERRAPLANAGEM 1 EQUIPAMENTOS 1
PROCEDIMENTOS (AULA PRÁTICA) 2
IMAGEM DO TERRENO 3
TABELA LEVANTAMENTO DO TERRENO 4
CÁLCULOS DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA 4
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA CIVIL
A topografia é conhecida como o estudo da superfície terrestre e suas características e formas. Esta ciência também oferece a descrição das características (como superfície, formas, cobertura vegetal e elevações), representada nos mapas, que são chamadas de "TOPO”. Em essência, a topografia se preocupa principalmente com os detalhes locais, tais como recursos vegetativos e antrópicos, incluindo a história e a cultura locais. Mais especificamente, o levantamento topográfico envolve a coleta de informações sobre o terreno, os pormenores dimensionais da superfície, incluindo o reconhecimento do relevo específico. Em termos modernos, a topografia na construção civil é a geração de dados digital ou eletronicamente que serão aproveitados na elaboração de um plano de construção eficaz e seguro. O resultado do levantamento topográfico é a representação gráfica de uma parcela de terra dada em um mapa através de várias técnicas, tais como linhas de contorno, tonalidades e sombreamento.
OBJETIVO
A TOPOGRAFIA tem por finalidade o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade.
TERRAPLANAGEM
De forma genérica, a terraplanagem ou movimento de terras pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado. Assim, a construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou de um aeroporto, a edificação de uma fábrica ou de uma usina hidrelétrica, ou mesmo de um