Relatório de titulação simplificado
Introdução
Foi apresentado em laboratório os materiais e reagentes utilizados para o manuseio dos experimentos, que seriam:
. Pipeta Volumétrica de 10 mL . Bureta de 50 mL
. Erlenmeyer de 100 mL
. Balança de precisão
. Solução padronizada de NaOH 1,0 mol/L
. Vinagre comercial
. Ácido muriático comercial
. Fenoldeido
A técnica de laboratório apresentou aos presentes alunos as normas de manuseio do ambiente e seus devidos materiais. A mesma, explicou toda a forma que deve ser feita as titulações ácido-base, a fim de neutralizar as soluções apresentadas.
Titulação Ácido-Base é um processo onde se reage um ácido com uma base para atingir o ponto de equivalência.
Objetivos
O objetivo do experimento foi apresentar aos alunos dois exemplos de titulação ácido-base, com base forte e ácido forte.
Parte Experimental
O material e reagente utilizados já foram citados na introdução deste relatório.
Adicionou-se em uma pipeta volumétrica de 10 mL, a solução de ácido acético, após isso foi transferido para o copo de Erlenmeyer. Transferiu-se o copo de Erlenmeyer até uma balança de precisão, para que fosse aferida a massa da solução e acresentado logo após, 5 gotas de solução indicadora chamada Fenoldeído. Após aferida a massa da solução, foi levado até onde localizava-se a bureta contida com hidróxido de sódio (NaOH). Foi aberta a bureta a fim de desepejar o hidróxido de sódio para reagir o hidróxido de sódio com o ácido acético para verificar-se qual volume necessário de hidróxido de sódio para reação neutralização do ácido acético, verificada pela coloração transparente até chegar à coloração cor de rosa.
O mesmo procedimento foi realizado com o ácido muriático, mudando apenas o material para ser utilizado e o volume necessário para a mesma reação de neutralização.
Resultados Obtidos
No primeiro experimento com o vinagre comercial, foi encontrada a massa de