Relatório de Sociologia: Esquerda X Direita
Stand Esquerda e Direita
Os termos “Esquerda” e “Direita” são usados atualmente na política para diferenciar partidos de cunho social e os de cunho liberal.
Esses termos se originaram ainda na Revolução Francesa, em meio à crise da Monarquia vigente, que comandava os três estados da sociedade: o clero e a nobreza, ambos beneficiados pelo rei; e a burguesia, altamente prejudicados pelos outros estados através de impostos e falta de direitos.
Na crise, após uma série de lutas do terceiro estado contra a opressão dos dois primeiros, a burguesia se sobressai sobre a nobreza e o clero, derruba o rei e acaba por assumir o poder. Mas mesmo entre os membros da burguesia, existiam dois grupos, diferenciados pelos seus pensamentos e ideais:
Os jacobinos, considerados radicais, e queriam o banimento da monarquia. Sentavam do lado esquerdo em reuniões e assembleias;
Os girondinos, de pensamento mais moderado, e não achavam necessário o banimento da monarquia, apenas seu aperfeiçoamento. Sentavam ao lado direito.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento de ideologias como o capitalismo e o socialismo, os partidos de esquerda ficaram conhecidos por suas medidas de igualdade social, enquanto a direita pelo ideal da meritocracia.
No Brasil (e talvez no mundo), medidas de esquerda são relacionadas a: Melhorar o Bolsa Família; Controlar a Economia (Keynisianismo); Fortalecer o Banco Central; Melhoras na Educação e Saúde, A favor de Cotas; Direitos Civis; Casamento Gay; Legalizar o Aborto entre outros.
Medidas de Direita são relacionadas a: Cortas gastos com o Bolsa Família; Melhoras na Saúde; Mais ETEC’s; Reforma na Grade Estudantil; diminuir Cotas; Dar Autonomia ao Banco Central(Neoliberalismo); Defesa da Família; e novamente a Meritocracia.
Porém, sabe-se que nenhum partido mantem-se com um mesmo discurso por um longo período. Exemplo seria o PT (Partido dos Trabalhadores), que entrou no poder com um discurso de esquerda (com Bolsa