Relatório de saída de campo
No dia 30 de julho de 2013, o curso de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura realizou uma saída de campo acompanhados dos professores Rubem Avila e Tiago Gomes ao Sítio Pé na Terra, localizado na Lomba Grande na cidade de Novo Hamburgo, RS.
Nossa visita foi com caráter de conhecimento em técnicas sustentáveis, para que pudéssemos entender e conhecer um local onde a sustentabilidade é a base daquela comunidade.
B. Conhecimentos adquiridos
Conhecendo um pouco da história do Sítio Pé na Terra, sabe-se que aos 35 anos, o advogado Wilson Newtton Alano vendeu sua parte em uma empresa de exportação de calçados em Novo Hamburgo e comprou uma área de 52 hectares no distrito de Lomba Grande. Após este momento rumou para a França com um objetivo: fazer o curso de Agricultura Biodinâmica. Ao voltar, descobriu que as terras que havia comprado tinham sido classificadas pelos agrônomos, como inaproveitáveis. Mas determinado, resolveu aplicar técnicas inovadoras e pouco conhecidas na agricultura convencional, a fim de resgatar esse solo aparentemente condenado.
Contra todas as previsões, produziu verduras, frutas e leite – tudo com muita dedicação e sem prejudicar o meio ambiente. Plantou árvores, construiu açudes, casa para moradores, e assim semeou um lindo projeto agroecológico, plantado em 1989.
O grupo foi recepcionado pelos sobrinhos do fundador, e tais administram o sitio atualmente.
Começamos por uma amostra de técnicas de construção sustentável, dentre elas havia:
Técnica com garrafas de vidro e argila
Técnica de madeira (toras) e argila
Técnica com areia, onde a areia e colocada em sacos e sobreposta
Técnica com palha, onde elas são enfardadas, e trabalhadas com argila
Técnica de argila, onde ela passa por um processo de compressão e passa a ser material para construção
Há também uma técnica de finalização que eles estão estudando, que trata-se do reboco de tais construções, produzida com argila e água.
Logo em seguida,