Relatório de recreação
Termo recreação é hoje passival de analise por muitas óticas diferente. Para Uvinha (2004), “ A recreação pode significar muitas coisas para muitas pessoas. É uma palavra que é reconhecida, em uso comum, e ainda é raramente definida de forma clara. Para alguns, ela pode ser usada intercambiando com o conceito lazer, para outros, ela tem conotação mais especifica, que define e distingue uma distinta área comportamental.”
Aqui optaremos por distinguir regreação de maneira bem especifica, como uma manifestação cultural que se caracterizar por divertir e entreter o individuo que dela participa. É por essencia uma pratica ludica onde a participação busca ser prazerosa e produzir no individuo ou movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar da mente ou do corpo, ou ainda de ambos.
Propoe-se que uma atividade recreativa seja conduzida ou promovida por profissionais especialistas ou instituições recreativas, e pode ter objetivo puro de diversão e entretenimento, bastando-se em si mesma, assim como pode visar um ganho adicional, intelectual, social, emocional, terapeutico, fisico, entre outros.
A pratica recreativa não é algo que possa pré- definida por um periodo do dia, por um tema ou por um local e não está relacionado aum fazer em especifico. Está mais relacionado a uma motivação, ao que leva o individuo áquela pratica ou vivencia, assim como a abordagem ludica e prazerosa no transcorrer destas. Na pratica, o que para muitos pode ser trabalho, ou estudo, para outros pode ser recreação, por exemplo, para um musico profissional tocar um instrumento ou estudar partituras é trabalho. Este mesmo musico pode passar divertidas horas pescando e se recreando. Para um pescador profissional, por outro lado, pescar é trabalho sendo que talvez tocar um instrumento ou estudar uma partitura é que possa garantir-lhe boas horas de recreação!
Recreação e Ludicidade
É importante entender que uma vivencia recretiva sempre será ludica. Entretanto um