Relatório de Química
Campus Medianeira
Química Geral Inorgânica
Instrumento/manipulação
Medianeira
2014
Introdução
Para iniciar corretamente a medição volumétrica, se torna necessário o conhecimento dos equipamentos e os reagentes a serem manipulados, dessa tendo plena consciência da variação que pode ocorrer com as massas mediante aos distintos aparelhos utilizados.
Noções de vidraria e equipamentos são estritamente necessárias em um laboratório de química, e portanto, medidas simples de manipulação foram feitas experimentalmente para conhecimento de tais instrumentos, sendo estas os pesos e medidas.
Objetivos
Aprender a aferir volumes, manipulando de maneira correta os instrumentos disponíveis, inclusive com relação a pesagem na balança analítica, além dos cuidados devidos com os aparelhos.
Materiais e Procedimentos
Foram realizados três experimentos, todos tendo como reagente apenas a água destilada, e utilizando materiais de medidas volumétricas, dentre as quais estão:
Bureta - É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro.
Proveta – Frasco com graduações, destinados a medidas aproximadas de volumes líquidos.
Pipeta volumétrica – Usada para medir e transferir volume de líquidos.
Pipeta graduada – Utilizada para medir pequenos volumes.
Pêra – Acoplado a uma pipeta ajuda a “puxar” e a “expelir” o líquido.
Béquer – É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc.
Balança analítica – Uma balança elétrica de precisão.
Termômetro de mercúrio para medir a temperatura. Primeiramente foi verificado se os instrumentos estavam limpos e secos e enumerados de 1 a 3. No primeiro experimento, Erlenmayer1 foi medido 25ml de água destilada com a bureta, após