Relatório de Química
Campus de Campo Mourão
Química Pratica - QM3XA-IL2B/G005
Aula Prática 1: Método científico - observação
Alunos: Thiago Michiura RA: 1601024 Guilherme Denker Kamke 1602837 Paulo Henrique Araújo 1601890
Professor: Rafaelle Romero
Curso: Engenharia Eletrônica
Campo Mourão – 26 de setembro de 2014
Introdução
O experimento realizado na data de 26 de setembro de 2014 implica muitas teorias e estudos.
Dentre as mais importantes para o bom entendimento da prática , é a do Modelo Atômico de Rutherford-Bohr.Segundo este modelo atômico, em um átomo existem apenas algumas órbitas circulares onde os elétrons permanecem, sendo que cada uma tem seu respectivo número de energia. Quando um elétron permanece em sua determinada órbita, diz-se que está em seu estado fundamental. Se ele passar para uma órbita mais externa, com maior nível de energia, tal elétron se encontrará em seu estado excitado ou ativado.
Porém, para que um elétron passe para um nível maior de energia ele precisa absorver um fóton (quantum de energia) de algum meio externo, como o calor do fogo, por exemplo.Nos fogos de artifício há um pavio que, ao ser acendido, inicia a combustão, fornecendo assim energia para os átomos de determinado elemento químico. Desse modo, o elétron “salta” de um nível de menor energia para um de nível superior.
Entretanto, o estado fundamental é mais estável que o excitado, por isso, imediatamente este elétron retorna para a órbita anterior. Mas, para isso, ele precisa perder a energia que ganhou; e ele faz isso emitindo certa quantidade de energia radiante, sob forma de um fóton de comprimento de onda específico, relacionado com uma determinada cor... e é por isso que , nos fogos de artifício, podemos notar a diferença de cores entre os diversos tipos de fogos (verde, branco , azul , etc..). Eles são simplesmente elétrons liberando energia que