RELATÓRIO DE QUÍMICA
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática
Disciplina: Introdução à Química
REALATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
Experimento no. 09
CINÉTICA QUÍMICA E EQUILÍBRIO
27 de outubro de 2012
Campus do Pici - UFC
Fortaleza-Ce
INTRODUÇÃO
A Cinética Química é o estudo das velocidades das reações químicas. Nela é introduzida a variável tempo nas transformações físico-químicas. Enquanto que na termodinâmica determina-se a variação das propriedades de um sistema quando este passa de um estado de equilíbrio para outro, na cinética se estabelece o tempo necessário para que a transformação ocorra. A cinética química está baseada em processos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por meio de equações diferenciais.
O método consiste em montar a equação diferencial que retrata um determinado fenômeno e resolvê-la, obtendo-se assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração dos reagentes com o passar do tempo.
Um exemplo que pode ilustrar a diferença entre a abordagem termodinâmica e a cinética é a transformação do diamante em grafite nas condições ambientes. Por meio de considerações termodinâmicas conclui-se que a transformação é espontânea, visto que o carbono na forma de grafite possui, nessas condições, maior estabilidade do que na forma de diamante. Já do ponto de vista cinético, vê-se que essa transformação não ocorre em velocidade apreciável, de modo que não se pode constatar a sua ocorrência no dia a dia. Este é o motivo pelo qual não se verifica a transformação de um anel de diamante em um anel de grafite!
OBJETIVOS
Determinar a relação entre velocidade de reação e a concentração dos reagentes;
Discutir mecanismos de reação;
Verificar a diferença entre catalisador e reagentes;
Interpretar mudanças no equilíbrio com base no principio de Le Chatelier.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Nesta aula pratica o procedimento experimental foi