Relatório de química
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
QUÍMICA GERAL
CURSO-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA- QUÍMICA
Cuiabá
2013
DOCENTE: ANNA CAROLINA ARAÚJO RIBEIRO
AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL
DISCENTE: Cristiane Samara , Rosângela Corrêa, Jhonathan França, Márcia Fermina, Tatiane Paim.
1. TITULO: Preparo de soluções.
2. OBJETIVOS:
Preparar solução de Ácido Clorídrico(HCl) em água destilada;
Diluir Permanganato de Potássio(KMnO4) em água destilada.
3. RESUMO:
Para o preparo de soluções , utilizou-se água destilada, Ácido Clorídrico, Permanganato de Potássio, vidrarias entre outros.
4. INTRODUÇÃO:
Solução é um sistema homogêneo formado por no mínimo dois componentes: o solvente e o soluto. O solvente é o que se encontra em maior proporção e que apresenta o mesmo estado de agregação da solução. Os demais são os solutos.
Uma solução pode ser sólida, líquida ou gasosa. Numa solução sólida, o solvente é sólido, mas os demais componentes não precisam sê-los. O mesmo acontece nas soluções líquidas e gasosas. Em resumo, só o solvente deverá necessariamente possuir o mesmo estado que a solução.
Para que haja solução é necessário que o solvente "envolva" as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvidas pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto são solvatadas pelo solvente, menos concentrada é a solução.
A concentração em quantidade de matéria indica a quantidade de soluto em mol presente em 1 L de solução. Sua unidade é mol de soluto por litro de solução (mol/L). A concentração em quantidade de matéria era designada como concentração molar ou molaridade e a unidade como M, mas as formas recomendadas atualmente são concentração em quantidade de matéria e mol/L.
A concentração em massa ou concentração comum indica a massa de soluto em gramas