Relatório de química - utilização de vidrarias
Sabe-se que os alunos têm grande dificuldade de assimilar os conteúdos de química abordados em sala de aula, ou seja, as aulas na sua grande maioria são apenas teóricas. Isso proporciona desentendimento e até mesmo um desinteresse em relação à disciplina. Acredita-se que o ensino de química deve contribuir para uma visão mais abrangente do conhecimento, colocando em ênfase, na sala de aula, conhecimentos que sejam relevantes e possam interagir no cotidiano do aluno. Os alunos compreendendo isso desde cedo, descobrem que estudar química pode ser fácil e divertido, principalmente quando esse ensino é feito de forma prática e atraente.
A química é uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas. As aulas no laboratório proporcionam uma maior aproximação dos alunos com a disciplina. É de conhecimento dos professores de ciências o fato de a experimentação despertar um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização. Em seus depoimentos, os alunos costumam atribuir à experimentação um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos, como também aprofundamento do conhecimento pela prática. Por outro lado, não é incomum ouvir de professores a afirmativa de que a experimentação aumenta a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas de pauta.
Objetivo
Aprender a utilização das principais vidrarias do laboratório de química.
Metodologia
Na aula realizada em 08/02, nós, alunos do 1º semestre em Agroindústria, fomos levados ao laboratório, afim de que conhecesse-mos algumas das principais vidrarias utilizadas.
Sob o acompanhamento e supervisão da professora, descobrimos as utilidades dos utensílios apresentados. Logo abaixo, alguns dos quais foram citados:
Becker (Béquer): é um tipo de recipiente muito visto em laboratório de Química, Física e Biologia onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer