relatório de química inorgânica
Feira de Santana
23 de Outubro 2014
1 – OBJETIVO
O objetivo da prática é buscar a aprender identificar a diferença entre um sistema homogêneo, que é aquele que apresenta apenas uma fase; de um sistema heterogêneo, que apresenta duas ou mais fases. E com isso utilizar métodos de separação e conhecer métodos para separar esses sistemas.
2 – INTRODUÇÃO
Mistura é a união de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. As misturas são classificadas em Heterogêneas (apresentam mais de uma fase) e Homogêneas (apresentam uma única fase). Em geral as misturas não têm propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem.
Para se desdobrar uma mistura em seus componentes, é necessário que se tenha um conhecimento prévio dos mesmos, para que se possa utilizar o processo mais adequado, já que os processos dependem das propriedades físicas das substâncias que formam a mistura.
Em uma separação de sólidos, podemos usar os seguintes processos:
Filtração simples: é um processo para separar sólidos de líquidos. No caso da filtração, o sólido é separado por meio de papéis de filtro apoiado sobre um funil que o sustenta e permite o escoamento do líquido.
Filtração a pressão reduzida: A filtração a pressão reduzida é também designada por filtração a vácuo ou por filtração por sucção. Este processo permite uma filtração rápida e é normalmente utilizado quando existe uma quantidade elevada de partículas sólidas na mistura. É utilizada uma trompa d’água ligada a uma torneira de água corrente.
Centrifugação: é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em