Relatório de Química - Identificação de Substâncias
Química Geral para Engenharia
Raimundo Luís Caraúba Rodrigues
Turma de Engenharia Metalúrgica
Dureza é um parâmetro característico da qualidade da água, quase toda a dureza da água é provocada pela presença de sais de cálcio e de magnésio encontrados em solução. Assim, os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio.
No passado a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão, a formação de sais insolúveis de Ca2+ e Mg2+ com sabão era maior observada antes do uso de detergentes que têm a vantagem de serem mais efetivos nestas situações.
No nosso dia a dia temos um exemplo nas nossas cozinhas. Durante a fervura da água os carbonatos precipitam-se, este fenômeno prejudica o cozimento dos alimentos, provoca "encardido" em panelas e é potencialmente perigoso para o funcionamento de caldeiras ou outros equipamentos que trabalhem ou funcionem com vapor d’água, podendo provocar explosões desastrosas. Assim pode-se resumir que a água dura provoca uma série de inconvenientes: é desagradável ao paladar; gasta muito sabão para formar espuma; dá lugar a depósitos perigosos nas caldeiras e aquecedores; deposita sais em equipamentos; mancha as louças. Em contrapartida, a água branda é aquela com baixa concentração de Ca2+ e Mg2+. A dureza de uma amostra de água pode ser determinada por titulação dos cátions alcalinos terrosos com ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), a descoberta do grau de dureza da água é importante para que se possam adotar as devidas correções conforme a sua utilização.
2 – Objetivos
2.1 – Aplicar técnicas de preparação de solução e titulação na determinação de componentes químicos em uma amostra de água.
2.2 – Utilizar resina catiônica para abrandamento da água.
2.3 – Obtenção do Volume utilizado de EDTA necessário para inibição dos cátions e consequentemente ocorra a mudança de cor.
3 – Materiais utilizados
-