Relatório de Química Experimental UEM - Obtenção e Caracterização da Amônia
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA AMÔNIA
Acadêmicos:
Carlos Gilberto Yanaze Jr RA: 82811
Marcelo Martinelli RA: 83525
Maisa Mott RA: 82558
Jhonatan Bocardi RA: 81147
Bruno Fernando Pereira Gomes RA: 80214
Professora Dani
Maringá – PR
RESUMO
Este experimento foi realizado com o objetivo de caracterizar a amônia obtida através do hidróxido de sódio e do cloreto de amônio. Foi utilizado todo um sistema para obtenção dela (torre de absorção, tubos de vidro interno para facilitar a condensação, bico de Bunsen, etc) e para sua titulação usamos HCl 0,1 mol/l e o indicador vermelho de metila. Após a obtenção da amônia, foi calculado o rendimento dela e analisado os deslocamentos de equilíbrio de acordo com Princípio de Le Chatelier e concluímos que o objetivo do experimento foi alcançado.
INTRODUÇÃO
A amônia, com símbolo químico NH3, composta por um átomo de nitrogênio e três de hidrogênio, é apresentada, em condição ambiental, na forma de um gás incolor, altamente solúvel e menos denso que a água, que detém um odor característico que a torna de fácil percepção. Ela passa para o estado líquido a -33,35ºC sob pressão atmosférica. É altamente higroscópica, propriedade de absorção de água, e na reação com a água, forma hidróxido de amônia (NH4OH), que é líquido na temperatura ambiente e detém propriedades químicas iguais as da soda cáustica. É estável em condições normais de estocagem e manuseio. Acima de 450ºC, pode se decompor e liberar o nitrogênio e o hidrogênio.
É um composto volátil que quando está em contato com halogênios, pode causar reações potencialmente violentas ou explosivas. Reagindo com metais pesados e seus compostos, pode formar produtos explosivos. É capaz de