Relatório de química experimental- prática 4- sistemas e reacções químicas
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciencias
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Relatório de Química Nome: Admilsa Maria Fernandes Garcia
Curso: Engenharia de produção mecânica
Matrícula: 0324585
Turma: 4C
Professora:
Prática 4- Sistemas de Reacções Químicas
25 de Maio de 2012
Introdução
2 H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (l)
A equação acima citada trata um reacção química, ou seja uma reação entre duas ou mais substância que resultam em outro diferente das iniciais. Apesar da mudanças que ocorrem em uma reação química, a estrutura e a massa de cada átomo enquanto elemento químico permanece inalterada - segundo a teoria de Lavoisier.
Nem sempre se evidencia a ocorrencia de reações químicas. Para facilitar a sua verificação pode- se recorrer a alguns critérios quantitativos e qualitativos de avaliação das mudanças nas soluções.
Dos critérios qualitativos – aqueles baseados em observações macroscópicas e que podem ser captados por orgãos de sentidos- podemos citar a produção de produtos gasosos (formação bolhas), mudnça de cor (com formação de nova substância), mudança de odor, transfência de calor e mudança de energia (endotérmica ou exotérmica) e a formação de precipitado (cristalino, granular, finamente dividido, coloidal tipo gelatinoso, coloidal finamente dividido. Já a análise pelo critério quantitativo é feito quando o produto resultante é facilmente detectada e quando a reação for sensível e específica para determinada espécie química.
Neste relatório vai se afirmar experimentalmente se houve ou não uma reacção químca, reconhecendo os tipos de precipitados formados e indicando as propriedades dos novos compostos formados.
Objetivos * Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de reação química; * Reconhecer tipos de precipitados; * Sintetizar pigmentos inorgânicos por reações de precipitação em meio aquaso; * Identificar um composto