Relatório de Química Experimental CINÉTICA QUÍMICA
Realizar um estudo cinético por meio da análise da reação de decomposição do íon tiossulfato em meio ácido (ácido clorídrico) e avaliar o comportamento da velocidade de reação, quando é variada a concentração dos reagentes e determinar com isso as ordens parcial e total da reação.
INTRODUÇÃO
- Cinética Química
A Cinética Química é o estudo das velocidades das reações químicas. Nela é introduzida a variável tempo nas transformações físico-químicas. Enquanto que na termodinâmica determina-se a variação das propriedades de um sistema quando este passa de um estado de equilíbrio para outro, na cinética se estabelece o tempo necessário para que a transformação ocorra. A cinética química está baseada em processos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por meio de equações diferenciais. O método consiste em montar a equação diferencial que retrata um determinado fenômeno e resolvê-la, obtendo-se assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração dos reagentes com o passar do tempo. O conhecimento da cinética de qualquer processo é de grande importância, devido a suas aplicações:
- na físico–química, para o estudo das ligações químicas (energia de ligação, estabilidade de compostos);
- na química orgânica, para a determinação dos mecanismos das reações;
- em engenharia química, para o desenvolvimento de teorias de combustão, explosões, transferência de massa e energia e no cálculo de reatores;
- no âmbito farmacêutico, nos estudos de estabilidade e degradação de medicamentos.
- Fatores que influenciam na velocidade da reação
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, pois elas são afetadas por fatores tais como:
a) Natureza química dos reagentes: a velocidade da reação química depende de características intrínsecas de seus reagentes, acarretando assim uma ampla faixa de velocidades. Cada reação química é caracterizada por uma constante cinética,