Relatório de Química Cromatografia
Objetivo _______________________________________________________2
Fundamentação Teórica _________________________________________2
Materiais reagentes_____________________________________________3
Procedimentos_________________________________________________3
Resultados e discussão ____________________________________4
Considerações finais________ ____________________________________6
Bibliografia ___________________________________________________ 7
1 - Objetivo(s)
Realiza o método de extração por solventes;
Desenvolver a técnica de cromatografia em camada delgada (CDD);
Identificar as substâncias no cromatograma. Serão analisados e identificados os componentes coloridos extraídos de folhas verdes (clorofila A e B) por cromatografia em camada delgada.
2 - Fundamentações teóricas
A extração com solvente é um método amplamente utilizado para separação de substâncias. Desde que, estas apresentem uma diferença de solubilidade. A extração do produto desejado se dá pela adição de um solvente capaz de solubilizar a substância e ao mesmo tempo não ser solúvel em água. Por tanto, neste processo, seriam obtidas duas fases: uma fase orgânica contendo o produto desejado e uma fase aquosa contendo os subprodutos.
Cromatografia em camada delgada é uma técnica de cromatografia usada para separar misturas. É realizada sobre uma placa de vidro, plástico ou folha de alumínio, revestida com uma fina camada de material adsorvente, esta camada de adsorvente é chamada de fase estacionária.
Depois que a amostra é aplicada sobre a placa, um solvente ou mistura de solventes (chamada de fase móvel) é permeado pela placa através de ação capilar. Os diferentes componentes da mistura percorrem a placa de CCD de maneira diferentes, sendo possível a separação.
A CCD pode ser usada para monitorar o progresso de uma reação química, identificar os compostos presentes numa mistura e determinar a pureza de uma substância. .