RELATÓRIO DE QUÍMICA CALCULO DE CONCENTRAÇÃO E PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE QUÍMICA
CALCULO DE CONCENTRAÇÃO E PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES
MATEUS DIAS DE AZEVEDO
Goiânia
2013
Introdução
Para estudarmos as preparações de misturas homogênea de duas ou mais substancias, devemos entender alguns conceitos, por exemplo, que o componente em maior quantidade é chamado de solvente enquanto os outros componentes são chamados de solutos.
Quando se pensa em soluções, a primeira idéia que ocorre envolve a água como solvente, por exemplo: refrigerantes, bebidas, detergentes, remédios em solução oral, etc. Porém muitos produtos de consumo, tais como os óleos lubrificantes e a gasolina são soluções constituídas por outros líquidos. Além disso, deve-se estar atento que soluções não envolvem apenas os solventes líquidos. O ar é uma solução de N2, O2, CO2, vapor d’água e outros gases. O vidro, sólido amorfo, é uma solução de óxidos metálicos (Na2O e CaO, entre outros) em SiO2. A solda usada para fazer as conexões elétricas nos circuitos das calculadoras e dos computadores é também uma solução sólida de Sn, Pb e outros metais.
Em análise química é necessário preparar soluções de concentração exatamente conhecida, isto é, soluções padrões.
Quando a substância não for facilmente solúvel em água, é aconselhável aquecer a substância e um pouco do solvente em um béquer com agitação, até que a substância se dissolva completamente. Em seguida, deixa-se a solução resfriar e transferir para um balão volumétrico com o auxílio de um funil. Lava-se o béquer algumas vezes com o solvente, transferindo tudo para o balão. Em nenhuma circunstância o balão volumétrico pode ser aquecido.
Nos trabalhos de grande exatidão, os frascos devem ser de pyrex, ou de outro vidro resistente com tampas esmerilhadas. Para soluções alcalinas os frascos de vidro são substituídos por frascos de polietileno uma vez que as bases reagem