Relatório de Química básica
Relatório apresentado como requisito da matéria de Química referente a aula experimentos químicos no curso de Bacharelado em Engenharia de Produção ministrado pela Professora M.Sc.Maria José Dias Sales.
SÚMARIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
METODOLOGIA 6
RESULTADO E DISCUSSÃO 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO Ensinar Química é sempre um grande desafio para os professores, pois existe uma grande dificuldade dos alunos de relacionar a teoria com os fenômenos da natureza. Para uma aprendizagem consistente dos conteúdos abordados há uma importante necessidade dos alunos conseguirem relacionar a teoria aplicada com a sua realidade. Segundo (Guimarães, 2009), quando não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem não é significativa. De fato, as práticas experimentais geram interesse dos alunos, são motivadoras e lúdicas. Além disso, os professores afirmam que a experimentação é capaz de aumentar o aprendizado e envolver mais os alunos nos temas abordados, devido a isso tem sido defendida por diversos autores (Ferreira et al., 2009).
E por meio de experimentos envolvendo ácidos e base, é possível identificar as diferentes funções inorgânicas com precisão por estas comportarem-se de modo distinto sob alguns procedimentos experimentais básicos. Por exemplo, ácidos liberam H²(g) quando em presença de metal mais reativo do que o hidrogênio, bases tornam a solução vermelha quando em presença do indicador fenolftaleína e sais facilmente dão origem a reações de precipitação. Já de modo teorizado, um ácido sempre apresentará o cátion hidroxônio (H+), a base o ânion hidroxila (OH-), os sais um cátion e um ânion diferente dos já citados, e um óxido será um composto binário onde o elemento mais eletronegativo será o oxigênio. Ácidos e bases, duas classes muito importantes de compostos, têm várias propriedades em comum. Por exemplo, soluções de