Relatório de química básica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
QUÍMICA BÁSICA
PROFESSOR JOSE LUIZ PIAZZA
Daniela Brustolin
Henrique Steffen
RELATÓRIO NÚMERO 1
Caxias do Sul, 31 de março de 2014
Procedimento – medidas de volume
O primeiro roteiro de aula prática experimental procurou aprofundar o contato com os materiais mais utilizados em laboratório. As vidraçarias utilizadas durante a prática foram pipeta graduada, pipeta, copo de Becker, bulbo pipetador, proveta graduado, bureta graduada e o Erlenmeyer. Durante o roteiro experimentador foi observada a precisão das vidrarias, principalmente do copo de Becker, proveta graduado e o Erlenmeyer.
A partir da interpretação dos resultados, conclui-se que o copo de Becker possui medida imprecisa. A proveta graduada possui uma escala de volumes pouco rigorosa, ou seja, não possui grande precisão, mas é mais precisa que o copo de Becker. O Erlenmeyer é utilizado para medir volumes fixos e de altos valores, em geral não possui alta precisão. A pipeta graduada é um instrumento de alta precisão volumétrica.
A bureta disposta na vertical é sustentada pelo suporte universal, posicionada sobre o erlenmeyer. Nessa atividade foi observado o uso da dosagem correta volumétrica. A bureta possui facilidade na leitura do nível de liquido contido, além de ser de grande exatidão e precisão. No fundo da bureta há uma torneira de precisão, onde pode ser cuidadosamente regulada a abertura.
Procedimento – medidas de massa
Durante a medida de massa das porcas obtêm-se os seguintes resultados:
Nome do objeto
Massa(g)
Porca 1
7,037
Porca 2
7,038
Porca 3
7,088
Observou-se uma variação na medida de massa de cada objeto pesado, essa variação deve-se ao ar, ruídos, vibrações, limpeza dos recipientes que podem influenciar no resultado das pesagens. Se o objeto entrar em contato com a mão humana, pois há aumento de massa do objeto pela gordura das mãos.
A atividade de preparo de solução