Relatório de quimica
Foram feitas leituras de absorbância usando um espectrofotômetro em um certo intervalo de comprimento de onda para soluções de 10 mL com concentrações diferentes de azul de metileno, com o objetivo de provar a lei de Beer, que diz que a absorbância é proporcional à concentração da espécie química absorvente.
2. Introdução
A espectrofotometria é conceituada como um procedimento através do qual se determina a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante, essa energia é caracterizada pelos diversos comprimentos de onda que pode possuir, e pelo fato de apresentar a propriedade de reagir com a matéria, onde parte de sua energia é absorvida por elétrons da eletrosfera dos átomos constituintes das moléculas. A absorção relativa dos vários comprimentos de onda que compõem a luz depende da natureza da substancia, de sua concentração e de sua espessura. A lei de Lambert-Beer afirma que a absorbância é proporcional à concentração da espécie química absorvente, onde o comprimento de onda e a espessura atravessada pelo feixe luminoso e demais fatores é constante. Por essa lei podemos verificar uma relação linear entre absorbância e concentração, e de uma relação logarítmica entre transmitância e concentração.
A=abc , onde:
A=absorbância;
a=absortividade molar da substância; b=comprimento do passo ótico (comprimento da cubeta); c=concentração A=-log(T), onde:
T é a transmitância(leitura do equipamento).
3. Materiais e Métodos * Espectrofotômetro visível * Balão volumétrico de 100mL * 10 tubos de ensaios de 15mL * 2 pipetas graduadas de 5mL * 2 pipetas graduadas de 10mL * 2 béqueres de 100mL * béquer de 250mL * azul de metileno
3.1- Procedimento
3.1.1- Construção do espectro de absorção
Foi preparada uma solução com 100mL contendo 0,5g/L de azul de metileno, com essa solução foram preparadas outras em tubos de ensaio com concentrações de 0,01; 0,02;0,04;0,06;0,08;0,1;0,2;0,3 e