Relatório de quimica
Eixo das Tecnologias
Disciplina: Laboratório de Química
Campus Sertão
Johnatan Tavares da Silva
VARIAÇÃO DA DENSIDADE DA AREIA EM FUNÇÃO DE SUA UMIDADE
Delmiro Gouveia/AL
24 de maio de 2011
VARIAÇÃO DA DENSIDADE DA AREIA EM FUNÇÃO DE SUA UMIDADE
INTRODUÇÃO
Neste experimento estudaremos como a umidade afeta o volume e consequentemente a densidade da areia de construção, composta basicamente por dióxido de silício (〖SiO〗_2). O dióxido de silício é um material de origem mineral dividido em grânulos, com 150 µm a 4,8 mm de diâmetro. Forma-se na superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água, através de processos de sedimentação.
OBJETIVO
Mostrar que através da umidade da areia podemos determinar a sua densidade.
MATERIAL UTILIZADO
Equipamentos necessários
4 provetas de 400 mL;
1 colher de sobremesa ou medidor;
1 régua
1 pipeta 10 mL
Substâncias necessárias
1kg de Areia (SiO2 – dióxido de silício)
Álcool etílico (CH3CH2OH)
Água (H2O)
METODOLOGIA
O ensaio foi dividido em duas etapas:
1ª Etapa (Secagem da areia):
Pesar cerca de 1k g de areia úmida; Secar ao sol por 4 horas, remexendo-a para secar por completo; Alternativamente, colocar álcool e tocar fogo até apagar (repetir o processo, se necessário).
2ª Etapa (Variação das densidades):
Pesar 4 partes de 200 g de areia seca; Colocar a 1ª parte de areia numa proveta, medir sua altura e anotá-la no gráfico; Misturar 1% de água à 2ª parte de areia seca e repetir sua medição; Repetir o processo para 2% e 3% de água; Desenhar a curva de variação de altura e densidade.
RESULTADOS OBTIDOS
Após a realização do ensaio verificamos o “inchamento” da areia devido a variação da sua umidade. Apesar do aumento do volume observado na experiência, veremos que mesmo aumentando sua umidade, em certo ponto a areia para