relatório de quimica
A entalpia é uma grandeza físico-química muito importante, ela é o conteúdo energético de cada substância envolvida na reação. A variação da entalpia em um sistema é determinada pela quantidade de calor absorvido, ou liberado quando uma transformação ocorre levando em consideração uma pressão constante durante a mesma. O valor da entalpia é determinado para certa quantidade de reagentes, logo, se alteramos a quantidade deles, a entalpia irá ser alterada também. (Projeto Educar).
Devemos lembrar que a entalpia é uma propriedade do estado, ou seja, é específica do corpo, porém não podemos medi-la. Podemos apenas determinar a sua variação, quando esse corpo passa por um processo termodinâmico ganhando ou perdendo energia. (PET-UFSCar).
Outro aspecto importante e utilizado quando se fala de entalpia, é o calor de neutralização, ou seja, a quantidade de calor liberada verificada na neutralização total de hidrogênios ionizáveis por um mol de hidroxila dissociada admitindo-se todos os participantes em diluição total ou infinita (ponto de diluição total), a 25ºC e 1atm. (Colégio WEB).
Neste experimento, iremos determinar a capacidade calorífica do calorímetro e o calor de neutralização de alguns compostos, utilizando os cálculos para tal.
Objetivo
Determinar a capacidade calorífica do calorímetro, e o calor de neutralização de alguns compostos.
Materiais
1 Calorímetro
1 Balança semi-analítica 3 Proveta de 100 ml
2 Pipetas de 50 ml
1 Béquer
Bico de Bunsen
Tripé
Água
Solução de NaOH (2 M)
Ácido Sulfúrico (1,5 M e 0.75 M)
Ácido Clorídrico (1 M)
Ácido Nítrico (1 M)
Ácido Acético (1 M)
Metodologia
Resultados e Discussão
Parte 1 – Determinação da capacidade calorífica da água.
100mL de água (temperatura ambiente): T1=23,5ºC
100mL de água (aquecida): T2=50ºC
200mL de água (equilíbrio): T3=38,5ºC
C.(T3-T1)=m.(T2-T3).c
(Capacidade calorífica específica da água=4,184 J/K.g)
C.(38,5-23,5)=200.(50-38,5).4,184
C=641,55
Parte 2 – Determinação do calor de