RELATÓRIO DE QUIMICA
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Fundamentação Teórica 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivos Específicos 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1 Metodologia 5
3.2 Materiais 5
3.3 Procedimentos 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5 CONCLUSÃO 7
6 REFERÊNCIA 8
1 INTRODUÇÃO
O primeiro experimento realizado no laboratório de química, teste de chama, promoveu o entendimento a cerca da radiação eletromagnética específica que cada elemento produz ao ser excitado.
1.1 Fundamentação Teórica
Esta prática é embasada na teoria inicialmente fundamentada por Max Planck. Segundo a qual a energia pode ser liberada ou absorvida por átomos apenas em pedaços distintos de tamanhos mínimos. Esses “pedaços” de energia foram denominados fótons, e a energia correspondente a cada fóton, quantum (significando ‘quantidade fixa’).
Posteriormente, Albert Einstein, utilizou da teoria de Planck para desenvolver sua teoria, levando em consideração a quantização de energia para explicar o efeito fotoelétrico. Einstein concluiu que, cada metal, terá uma frequência mínima de luz abaixo da qual nenhum elétron é emitido, ou seja, se os fótons da radiação têm menos energia do que o limiar de energia, os elétrons não adquirem energia suficiente para sair da superfície do metal, mesmo que o feixe de luz seja intenso ou se os fótons têm energia suficiente, os elétrons são emitidos.
As ideias de Planck e Einstein, induziram Niels Bohr a examinar o fenômeno dos espectros de linhas. Cada elemento em sua forma gasosa possui um espectro de linhas com um conjunto de comprimentos de onda que caracteriza o respectivo elemento. Quando o espectro constitui-se de uma faixa contínua, contendo luz de todos os comprimentos de ondas, chamamos de espectro contínuo.
Essas teorias, hoje, são comprovadas a partir de cálculos e experimentos, sendo um deles o teste de chama.
.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O experimento tem como objetivo mostrar a absorção de energia pelos elétrons presentes nos