Relatório de quimica
Curso de Farmácia
Disciplina de Química Orgânica I
Solubilidade
Alunos: Priscila Menezes, Vânia Nunes
Turma: FAR 2 AN
Professor: Hermes Cerqueira
Salvador – BA
Introdução
Solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido. Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas, pressão e temperatura. Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta se apresenta homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre se apresenta pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominado a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.
Objetivo
Verificar a solubilidade de alguns compostos, constatar que a natureza iônica é polar ou apolar de uma substância, influi na sua solubilidade em determinados solventes.
Materiais Utilizados
. Tubo de ensaio
. Espátula
. Vidro de relógio
. Estante
. Pipeta de Pasteur
. Béquer
. Solventes: Água destilada, Clorofórmio, Éter Etílico, Acetona, Álcool Etílico
. Soluto / composto: Lactose
Experimental
Substâncias: Água destilada, Clorofórmio, Éter Etílico, Acetona, Álcool Etílico
Separamos 05 tubos de ensaio e numeramos, e em cada um deles colocamos 1g do soluto / composto lactose que estava no vidro de relógio, em seguida foi coletada pela pipeta de Pasteur uma amostra de 5 ml de