Relatório de quimica
Este experimento tem como objetivo estudar a separação das seguintes substâncias: areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio (NaCl) e dicromato de potássio (K2 Cr2 O7 ). Utilizando 3 métodos simples tais como:filtração, separação magnética e redução de temperatura das misturas heterogenia de dicromato de potássio e cloreto de sódio. Com este experimento conseguimos separar quase 100 % das substâncias, exceto o cloreto de sódio da água, pois o Bico de Bunsen utilizado para aquecimento não estava disponível para o uso.
OBJETIVO
a. Estudar a separação de misturas; b. Utilizar métodos para separar areia lavada, limalha de ferro, cloreto de sódio (NaCl) e dicromato de potássio (K2 Cr2 O7 ); c. Identificar quais os componentes obtidos em cada etapa d. Verificar se houve perda dos componentes durante a separação e. Discuta as vantagens e limitações de cada um dos métodos de separação utilizados
INTRODUÇÃO
As substâncias encontradas na natureza geralmente, com raras exceções são substâncias compostas, de modo que para que atinja maior grau de pureza necessitam de interferências tecnológicas ou processo laboratorial para separação das misturas, e em cada caso um processo será utilizado para separação da mesma, seja ela filtração, onde o componente sólido ficara retido no filtro, separação magnética (utilizando imã), destilação fracionada, pelo aquecimento da substância até que atinja seu ponto de ebulição ou no processo de decantação onde os componentes são deixados em repouso até que o mais denso se deposite no fundo do recipiente, o importante é que os processos utilizados na separação dos componentes de uma mistura não alteram a natureza química de cada substância que compõem a mistura.
PARTE EXPERIMENTAL
PROCEDIMENTO
Separar uma mistura contendo: * Areia lavada * Limalha de ferro * Cloreto de Sódio (NaCl) * Dicromato de potássio ((K2 Cr2 O7 )
1° passo: Foram espalhados sobre o filtro todos