Relatório de quimica
Introdução
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béquers em escala. As medidas volumétricas de precisão, são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos. A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Materiais
Pipeta graduada volumétrica
Béquer
Proveta de 10 e 100ml
Pissete com água
Erlenmeyer
Métodos
Mediu-se 50 ml de água em um béquer e o transferiu para o erlenmeyer. Verificou-se o erro na escala. Transferiu-se para a proveta graduada e fez-se a leitura do volume. Verificou-se a precisão.
Mediu-se 50 ml de água na proveta graduada e o transferiu para um béquer. Verificou-se o erro na escala. Transferiu-se para o erlenmeyer. Verificou-se a precisão. Colocaram-se esses três aparelhos em ordem crescente de precisão.
Pipetou-se 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Transferiu-se para a proveta. Comparou-se a precisão das escalas. Pipetou-se água com uma pipeta volumétrica, com diferentes volumes de água para treinamento de leitura de volumes.
Resultados
Mediu-se 50 ml de água em um béquer e transferiu o conteúdo para o erlenmeyer. Então, observou-se um erro de escala de aproximadamente 2 ml. Depois transferiu-se o mesmo volume para a proveta graduada, obtendo-se 48 ml. Logo, verificou que a proveta e o erlenmeyer são mais preciso que o béquer.
Mediu-se 50 ml de água na proveta graduada e transferiu o conteúdo para o béquer, demonstrando um volume de 51 ml. Dessa forma, constatou-se um erro de escala de aproximadamente 1 ml. Logo após, transferiu tal conteúdo para o erlenmeyer que apontou 49 ml. Assim, verificou que a proveta é mais precisa que o erlenmeyer, que por sua vez é mais precisa que o béquer.
Pipetou-se 25 ml de água, usando a pipeta volumétrica. Transferiu-se o conteúdo para a