Relatório de Quimica Geral- Propriedades Periódicas
Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas passaram a procurar uma forma de classifica-los de uma forma útil. Em 1869 Dmitri Mendeleev, na Rússia, publicou um esquema de classificação onde as propriedades físicas e químicas se repetiam periodicamente quando os elementos eram distribuídos em ordem crescente de massa atômica. Apesar de os cientistas daquela época não conhecerem os números atômicos, Mendeleev distribuiu os elementos de forma apropriada, pois a massa atômica geralmente cresce com o aumento do número atômico. Essa tabela foi precursora da tabela periódica atual.
Com a descoberta dos números atômicos, alguns problemas de versões anteriores da tabela periódica foram esclarecidos. Agora, elementos que têm semelhança em suas propriedades químicas são colocados em grupos ou famílias. A tabela periódica também pode ajudar na observação de características mais gerais, como o caráter metálico de um elemento. Em geral, os metais apresentam propriedades semelhantes, como superfície de aspecto brilhante, tendência de formar cátions, maleabilidade, condutância elétrica e térmica e baixas energias de ionização.
Nesta prática, três grupos da tabela periódica serão focados: metais alcalinos, metais alcalinos terrosos e os halogênios. No entanto, nem todos os elementos desses grupos estarão presentes nos experimentos. O Berílio é raro e muito venenoso, compostos de Rádio são altamente radioativos, dos halogênios, o astato, por ser radioativo e o flúor por ser bastante reativo, assim, esses elementos não estarão presentes nesta prática.
Procedimento Experimental, Resultados e Discussão
Parte 1 – Caráter metálico
1.1. Na bancada havia frascos com as substâncias A, B, C, D e E. Observaram-se as seguintes propriedades: cor, brilho, maleabilidade e condutância elétrica de cada uma delas e anotaram-se os resultados na tabela 1.
1.2. Utilizando um ímã, identificaram-se aquelas amostras que apresentavam