Relatório de quimica - diluiçao de soluçoes
Relatório de aula prática
Diluição de soluções.
Nome do aluno
01/10/2014 cidade- ano
Introdução
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Como, por exemplo, uma solução de sal (soluto) dissolvida em água (solvente).
Diluir essa solução significaria acrescentar mais solvente, no caso, mais água. Com a diluição a massa do soluto permanece inalterada, porém o volume e a concentração da solução são alteradas.
Principalmente em laboratórios químicos e em indústrias, esse processo é muito importante, porque o químico precisa preparar soluções com concentrações conhecidas. Além disso, em atividades experimentais são utilizadas soluções com concentrações bem baixas, assim, uma amostra da solução concentrada é diluída até a concentração desejada.
No dia a dia, várias vezes, até sem perceber, realizamos o processo de diluição de soluções. Por exemplo, a embalagem de produtos de limpeza e higiene doméstica, como desinfetantes, orienta que eles sejam diluídos antes de sua utilização. Alguns fabricantes sugerem nos rótulos do produto que ele seja diluído em água na proporção de 1 para 3, ou seja, para cada parte do produto, devem-se acrescentar 3 partes de água. Isso é feito, pois o produto é muito concentrado e forte, podendo danificar o local onde será aplicado se não for diluído da maneira certa. Por outro lado, se diluir mais do que deveria, pode-se perder dinheiro, porque o produto não atingirá o resultado desejado.
Objetivo
Através de cálculos, diluir soluções em laboratório.
Material
o Balões volumétricos o Água destilada (H2O) o Pipeta o Béquer o Espátula o Solução 0,5 mol/L de ácido clorídrico (HCl) o Solução 0,1 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH) o Solução 0,5% de dicromato de potássio (K2Cr2O7) o Solução 3 mol/L de ácido nítrico (HNO3) o Solução 0,25 mol/L de acetato de chumbo (Pb(C2HO2)2 ) o Solução 5,3 g/L de carbonato de sódio (Na2CO3)
Métodos