RELATÓRIO DE QUIMICA ANALITICA - DETERMINAÇÃO POTENCIOMETRICA DE PH
OBJETIVO: Realizar a titulação potenciométrica de uma base forte com um ácido forte.
PROCEDIMENTO: Para o seguinte experimento (o desevolvimento de uma curva de titulação potenciométrica), usou-se NaOH (hidróxido de sódio) que é uma base forte, e HCl (ácido clorídrico), um ácido forte. Utilizou-se também um potenciômetro com escala em pH e uma barra magnética.
Para início, pipetou-se 20mL de ácido clorídrico (HCl) em um béquer de 100mL e adicionou-se três gotas do indicador fenolftaleína. Em uma bureta de 50mL, aplicou-se até o traço de aferição a solução de NaOH.
Lavou-se o bulbo do eletrodo usado no potenciômetro, com água em um béquer grande(250mL). Secou-se com cuidado o objeto frágil com papel higiênico. Após lavado e inserido em cima do agitador magnético, mergulhou-se o bulbo na solução de HCl presente no béquer com muita cautela, evitando-se que o eletrodo pudesse encostar no fundo do recipiente. Incluiu-se no béquer a barra magnética, e observou-se a agitação da mesma, não podendo-se encostar no eletrodo. O princípio da titulação iniciou-se após o preparo do experimento. Retirou-se as bolhas de ar da bureta com cuidado, inseriu-se a mesma na solução do béquer e certificou-se de que a ponta do tubo ficasse imersa na solução . Agitou-se a solução de HCl através do agitador magnético. Observou-se e tomou-se nota do pH(ao se estabilizar) e volume de NaOH a cada ml consumido.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Observou-se que com o indicador fenolftaleína a neutralização foi com 21,5mL de volume, aonde atingiu a coloração rosa. Segue abaixo a tabela da leitura de pH a cada ml adicionado no desenvolvimento da titulação.
Observação: Adicionou-se de 1 em 1mL até o volume de 18mL, de 0,5 em 0,5mL de 18 a 22mL e novamente de 1 em 1mL até o fim da solução da bureta, 50mL.
No experimento houve um erro de indicador, a neutralização total ocorre em pH 7 com base e ácido fortes, o indicador usado no