Relatório de Percepção e Interpretação do ambiente natural urbano
Curso: Turismo
Disciplina: Percepção e Interpretação do Patrimônio Ambiental Urbano
Revisão de Artigo
Paisagem, Turismo e Planejamento Urbano
Bruno Gaddini Amaral
Ouro Preto
2013
Resumo
O presente artigo refere-se a relação entre a paisagem urbana ( modificada ) e natural ( preservada ). Em revisão constata-se a história do homem de origem natural e seu desenvolvimento fugindo de suas raízes, criando a necessidade do homem de reviver a natureza, de voltar as suas origens. Mostrando a importância do Brasil verde para a humanidade, fascinante e de potencial econômico turístico enorme, relatando então os problemas e a falta de conscientização, elaborando alternativas para o desenvolvimento deste nicho turístico de forma consciente e sustentável.
Introdução
A história do homem inicia-se em uma relação íntima com a natureza, o avanço tecnológico desviou o homem de sua origem, iniciando um processo questionável do ponto de vista da qualidade ambiental. Resgatando a ideologia da importância da natureza para nossas vidas, inicialmente em um aspecto apenas de melhoria ambiental e posteriormente instrumento capaz de atrair interesse de turistas, a ser trabalhada adequadamente, sendo fundamental no desenvolvimento do turismo em países tropicais.
No Brasil esse potencial é pouco explorado e de forma inadequada, considera-se então o turismo como predatório, modificador do espaço de forma negativa.
Ansiosos por novas descobertas, os europeus dos séculos XV e XVI, aportaram no Brasil em 1500, maravilhados com a vasta terra de beleza exuberante, iniciando assim, mesmo sem querer, aliados a um caráter de exploração e dominação, os primeiros turistas acidentais.
A paisagem brasileira desperta o interesse de estudiosos e curiosos, turistas apaixonados com a natureza, diferencial do espaço geográfico construtivo do mundo afora. Característica a contrapor o objeto criado pelo