Relatório de peneiramento - mineração
Faculdade de Engenharia – Campus João Monlevade
Relatório de Peneiramento e Britagem
Trabalho de graduação em Engenharia de Minas – 9º Período, apresentado ao Profº. Douglas Magalhães, na disciplina Tratamento de Minérios III, em novembro de 2012.
2012
João Monlevade
Sumário
1 – Resumo 3
2 – Introdução 4
3 – Objetivo 4
4 – Materiais e Métodos 5 4.1 Amostra 5 4.2 Equipamentos e outros materiais 5 4.3 Experimentos 5 4.3.1 Peneiramento combinado 5 4.3.2 Britagem 5 4.3.3 Grau de liberação 6 5.1 Peneiramento 8 5.2 Britagem 11
6 – Conclusão 15
7 – Bibliografia 16
1 – Resumo
O relatório contém a relação de equipamentos utilizados nos experimentos, bem como as informações coletadas pelos mesmos e os resultados obtidos. Foi usada hematita para peneira, britar no britador de mandíbula e analise de liberação da partícula. Fomos devidos em duplas, nas quais teriam que determinar, através do estereoscópio, seu grau de liberação.
2 – Introdução
Peneiramento é uma etapa da mineração que pode ser conceituada de forma mais ampla como a operação de separação por tamanhos utilizando superfícies que contém aberturas geométricas de formas e tamanhos variados. Os objetivos usuais do peneiramento são: evitar a entrada de partículas menores no equipamento a jusante e evitar que o sobretamanho passe para os estágios subsequentes. Existem dois tipos de peneiramento: “A seco” (material peneirado a umidade natural) e “A úmido” (material peneirado em forma de polpa).
A britagem é uma operação para reduzir os tamanhos das partículas minerais, executado de maneira controlada e de modo a cumprir um objetivo pré-determinado. Isto inclui as exigências de controlar o tamanho máximo dos produtos e de evitar a geração de quantidades excessivas de finos.
Neste trabalho, iremos usar um britador de mandíbulas, que é utilizado para